sexta-feira, 1 de julho de 2011

Qual a melhor atividade física pra perder peso?

Corrida
- Vantagens: trata-se de um trabalho aeróbico, que utiliza a gordura como fonte de energia. Segundo o professor de Educação Física Saluf Lula Nascimento, de São Paulo, nos primeiros 20 minutos depois de iniciada a atividade a pessoa já começa a queimar calorias. Entre 30 e 40 minutos, essa queima se potencializa mais 10% e após 50 minutos, mais 20%.
- Outros benefícios: aumenta o condicionamento físico e a auto-estima. Diminui a ansiedade, o estresse, o colesterol ruim (LDL) e estimula o bom (HDL). Além disso, evita o risco de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose.
- Cuidados e contra-indicações: realize um check-up antes, utilize tênis com bom amortecimento, corra sempre com roupas leves e nunca esqueça de se hidratar. Quem possui problemas de joelhos, coluna ou alguma outra patologia deve procurar um médico e saber quais as limitações para avisar o seu professor, que vai adequar o treino para sua condição.
- Gasto calórico: entre 500 e 700 calorias.



Ashtanga Yoga
- Vantagens: enquanto os outros tipos de ioga são estáticos, a Ashtanga é dinâmica as posturas são feitas em sequências. “O aluno sai de uma posição e já entra em outra sem parar o movimento. A aula é semelhante a uma atividade em circuito, que deixa sempre a frequência cardíaca lá em cima”, declara o professor de Educação Física Carlos Cintra, de São Paulo. De acordo com ele, se a pessoa fizer tudo direito, o gasto calórico que ela terá será semelhante ao de uma corrida na esteira a 12 km/h.
- Outros benefícios: aumenta o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes no corpo, além de elevar o tônus muscular.
- Cuidados e contra-indicações: quem possui dores lombares deve evitar alguns movimentos como os de hiperextensão da coluna e, principalmente, ter paciência para ir ganhando amplitude nas posturas.
- Gasto calórico: 1.000 calorias.


Bicicleta ergométrica
- Vantagens: o trabalho realizado com diferentes intensidades (ora você está numa carga pesada, ora numa velocidade maior) eleva a queima calórica e, consequentemente, a gordura é utilizada como forma de combustível para o corpo.
- Outros benefícios: você ganha resistência, força nos membros inferiores, boa definição corporal e um sono mais agradável.
- Cuidados e contra-indicações: o ideal é usar bermuda de ciclismo para proteger as partes íntimas. Nunca pedale sem carga para não lesionar joelhos, tornozelos e coluna. Olhe sempre para frente, a fim de evitar dores no pescoço. A prática só não é aconselhável para quem sofre de problemas cardíacos ou possui alguma lesão nas articulações.
- Gasto calórico: entre 600 e 800 calorias.


Natação
- Vantagens: como é uma atividade cíclica (que se repete da mesma maneira), o indivíduo mantém o ritmo cardíaco adequado e o gasto energético é constante.
- Outros benefícios: diminui a tensão muscular. Com isso, você ganha alongamento, maior capacidade respiratória e trabalha, especialmente, os músculos das costas, dos ombros e dos tríceps.
- Cuidados e contra-indicações: não é recomendado para pessoas com desvios posturais, que tenham, por exemplo, escoliose, porque o problema pode se agravar.
- Gasto calórico: entre 700 e 800 calorias.


Boxe
- Vantagens: ele alia o trabalho aeróbico ao anaeróbico. E isso requer da pessoa um bom condicionamento físico. As variações de intensidade durante a aula aumentam o metabolismo e a queima de gordura.
- Outros benefícios: eleva a resistência, aprimora a coordenação, alivia o estresse e melhora o tônus muscular, principalmente, dos bíceps, dos tríceps, das panturrilhas, do trapézio e das costas.
- Cuidados e contra-indicações: utilize protetores para boca, cabeça e mãos. Com as devidas precauções, as contra-indicações são mínimas.
- Gasto calórico: entre 400 e 1.000 calorias.

Musculação
- Vantagens: ela aumenta o metabolismo basal e também o gasto calórico. O programa de resistência de força – realizado com cargas leves e muitas repetições – diminui o percentual de gordura no tecido adiposo e deixa o organismo em constante queima.
- Outros benefícios: ajuda no contorno corporal e na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e osteoporose.
- Cuidados e contra-indicações: controle as cargas, a amplitude e a velocidade de execução dos movimentos para não se machucar. Pessoas com lesões articulares devem evitar o trabalho com altas cargas.
- Gasto calórico: 500 a 600 calorias.



Caminhada
- Vantagens: para que haja eliminação de gordura, o ideal é que a pessoa caminhe mais de 15 minutos, numa frequência cardíaca que fique em torno de 55% a 70% da máxima, que é obtida subtraindo a sua idade de 220.
- Outros benefícios: mobiliza praticamente todos os músculos do corpo, mas não produz a mesma hipertrofia da musculação. Ela ainda melhora a disposição, a auto-estima, a mobilidade das articulações e alivia o estresse.
- Cuidados e contra-indicações: caminhe em terrenos regulares sem buracos e, de preferência, pela manhã, pois o sol está mais brando. Não há contra-indicações.
- Gasto calórico: de 300 a 400 calorias.

Capoeira
- Vantagens: como a luta exige muito dos membros inferiores e superiores ao mesmo tempo e o corpo fica em movimento constante, o gasto calórico é maior.
- Outros benefícios: a pessoa ganha flexibilidade, gingado e ainda fortalece os grandes grupos musculares.
- Cuidados e contra-indicações: o professor de Educação Física Carlos Augusto da Silva lembra que a pessoa tem que ter em mente que é preciso conhecer um pouco a dança para treinar. Quem tem problemas nas articulações e desvio postural deve evitar essa atividade.
- Gasto calórico: em torno de 800 calorias.

Hidroginástica

- Vantagens: é uma atividade sem impacto, da qual não existe ação da gravidade, o que leva o praticante a gastar muitas calorias sem perceber o esforço ou prejudicar as articulações.
- Outros benefícios: promove hipertrofia (aumento do tamanho dos músculos) e desenvolve a condição cardiorrespiratória.
- Cuidados e contra-indicações: indica-se o uso de sapatilhas emborrachadas, para evitar o desequilíbrio, além de touca, óculos e traje de banho. Pessoas com problemas de pressão arterial podem se sentir mal, se água estiver muito quente.
- Gasto calórico: 500 calorias.

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Transformando Suor em Ouro - Bernardinho NO VOLEI E NA VIDA

Frases extraídas de seu livro:


Compreender a importância da instrução no desenvolvimento cultural e profissional.

Dedicar-se com obstinação, na busca de um objetivo.

Entender a paixão como fator essencial de motivação.

Superar as limitações pessoais pela disciplina.

Nunca esquecer que a vaidade é inimiga do espírito de equipe.

Buscar o "brilho da vitória" no olhar de seus colaboradores.

Trabalhar a perseverança, a obstinação, não desistindo nem recuando diante de obstáculos.

Desenvolver o senso de observação.

Entender que o sentido de coletividade é mais importante do que eventuais centelhas individuais.

Combater o desperdício de talento.

Falhe ao planejar e estará planejando falhar.

Monitorar constantemente sua vaidade.

Treinar ao nível extremo significa desenvolver ao máximo sua capacidade de realização.

Detectar e desenvolver talentos é uma das principais atribuições do líder.

Estudar, ler, observar, questionar constituem o processo de preparação.

Assumir o desafio de, ao encontrar um time pronto, conquistar as pessoas e fazer delas o "SEU" Time.

Lembrar-se sempre de que o talento, por si só, não basta.

Boas performances dependem de conteúdo (fruto de preparação) + entusiasmo (fruto da paixão).

Encarar os desafios como grandes oportunidades.

Não prometer o que não pode ou não pretende cumprir.

Entender a importância de todas as peças, mesmo as "consideradas" menos importantes.

Criar metas ideais.

Acreditar na força transformadora do efeito pigmalião (quanto mais o chefe mostrar que acredita no potencial de seus colaboradores e se dedicar a eles, maior será sua produtividade)

Não rotular as pessoas.

Concertrar-se no condicionamento, nos fundamentos e na união para a formação de uma equipe vitoriosa.

Trabalhar para fortalecer a parte emocional, de forma a não perder o foco na execução de uma tarefa.

Tentar entender os porquês de uma derrota, assumir suas responsabilidades e seguir em frente.

Inconformismo, insatisfação - sem isso, não se dá um passo à frente.

Não existem atalhos para o sucesso, mas o trabalho intenso é a estrada mais curta.

Errar na forma é aceitável, mas nunca na intenção.

O questionamento é uma grande fonte de crescimento, e o crescimento permanente, uma grande fonte de satisfação.

Entender a importância do trabalho em equipe (Team Work)

Incentivar lideranças.

Manter a motivação sempre elevada.

Preservar e buscar se superar constantemente.

Trabalhar o comprometimento e a cumplicidade entre as peças da "grande engrenagem".

Disciplina e Ética são hábitos que perpetuam os bons resultados.

Assumir responsabilidades e tentar extrair lições das derrotas para não repetir os erros.

O verdadeiro líder deve se manter sempre atento aos seus colaboradores.

Tentar evitar as armadilhas do sucesso.

Ter consciência coletiva exige desprendimento, solidariedade, companheirismo e espírito de equipe.

Uma equipe nem sempre é formada pelos melhores, mais capazes, mas sim pelos colaboradores certos.

Uma equipe vencedora tem sempre bons reservas.

Ter senso de urgência. (realizar cada tarefa como se fosse a mais importante. Jogar cada ponto como se fosse o decisivo.)

Entender que a condição de favoritismo atribuída a nós por outros deve servir como sinal de alerta.

Saber que as vitórias do passado só garantem uma coisa: grandes expectativas e maiores responsabilidades.

Criar zonas de desconforto para afugentar a armadilha do sucesso e testar o comprometimento dos vitoriosos.

Conscientizar-se de que o verdadeiro campeão controla a vaidade para que, como um autêntico TEAM PLAYER, eleve o nível de atuação de todos à sua volta.

Um trabalho de preparação meticuloso é o caminho mais curto para a vitória.

É importante que os "primeiros da classe" se preparem com a mesma intensidade daqueles que os perseguem, caso contrário serão alcançados e provavelmente ultrapassados.

Optar pelas pessoas certas e não pelas mais talentosas.

Focar no trabalho de equipe.

Fomentar as lideranças no grupo.

Treinamento extremo. (nada substitui o treinamento)

Buscar equilíbrio entre cobranças e condições externas.

Atenção ao sucesso e suas armadilhas.

Buscar constantemente a excelência.

Bernadinho, Técnico da Seleção Brasileira de Vôlei - Masculino Adulto.




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TEM WORK

"Se não houver paixão, se não houver comprometimento, tudo o mais é inútil".

"A Expectativa gera responsabilidade, o que leva à necessidade de mais trabalho e a uma atenção ainda maior aos detalhes".

"O Sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é quase órfão".