sábado, 26 de fevereiro de 2011

PROJETO OLIMPÍADA E CIDADANIA NO CEARÁ (MARANHÃO E PIAUÍ)


O POVO lança Olimpíada e cidadania

Profissionais de educação física e estudantes da área têm à disposição um instrumento de qualificação e aperfeiçoamento. O POVO lança hoje o projeto "Olimpíada e Cidadania", em parceria com o Ministério do Esporte
25.02.2011| 01:30

É com o objetivo de qualificar os profissionais de educação física que será lançado hoje o projeto “Olimpíada e Cidadania”. A iniciativa é uma parceria da Fundação Demócrito Rocha e do Ministério do Esporte. O tema central será a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, junto com a formação de atletas e cidadãos. O lançamento do projeto será às 17 horas, na presidência do Grupo de Comunicação O POVO. O ministro do Esporte, Orlando Silva, será representado por Vicente José de Lima Neto, chefe de Gabinete do Ministério.

O projeto inclui aulas por fascículos impressos e DVDs. Será utilizada a tecnologia do ensino a distância, que também inclui ferramentas, como hotsite, linha 0800 e videoaulas. O curso terá início em abril e tem como público-alvo os profissionais de educação física inscritos no Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (Cref 5), professores de educação física das escolas públicas e universitários da área. Podem participar alunos dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, estados que fazem parte do Cref 5.

O vice-presidente do Grupo de Comunicação O POVO, João Dummar Neto, destaca que a ação visa levar qualificação ao profissional e despertá-lo para a função importante que ele tem nesse processo esportivo, já que o País abrigará vários eventos da área nos próximos anos. “Os atletas que competirão nas Olimpíadas em 2016 hoje têm 12, 13, 15 anos. Quem fará esse caminho de formação do atleta e do cidadão? O profissional de educação física”, justifica Dummar Neto.

Ricardo Catunda, coordenador pedagógico do projeto, cita que, dentre os assuntos abordados nos fascículos, estão a história do esporte, o esporte no Brasil, o marketing esportivo, os jogos olímpicos, a pedagogia esportiva, as políticas públicas para a área e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Ele enfatiza que a qualificação do profissional é fundamental para participar das oportunidades que aumentam no mercado de trabalho.

Os 12 fascículos do projeto são escritos por profissionais de educação física, acrescenta Antonio Pádua Soares, presidente do Cref 5. Ele lembra que 10 mil pessoas devem participar do curso. Além disso, os profissionais receberão o fascículo em casa. Os alunos terão o material na coordenação do curso em que estudam.

ENTENDA A NOTÍCIA


O profissional de educação física precisa ser consciente da importância que a função dele tem para o universo do esporte, para a formação do atleta e do cidadão. Com tantos eventos esportivos sendo sediados no Brasil, haverá a necessidade de mais profissionais qualificados.

O nome do projeto é “Olimpíada e Cidadania - Qualificação Integrada dos Profissionais de Educação Física na formação de atletas e cidadãos”.

Além dos fascículos impressos e dos DVDs, haverá 10 seminários com a participação de atletas olímpicos em cada um deles.

Os seminários serão no Maranhão (São Luís, Imperatriz, Caxias), no Piauí (Teresina, Picos e Parnaíba) e no Ceará (Caucaia, Quixadá, Juazeiro do Norte e Sobral).

O Congresso Olimpíada e Cidadania – O papel dos profissionais de educação física no Projeto Olímpico Brasileiro ocorrerá em Fortaleza (junho).

O curso terá a duração de 160 horas/aula e será fornecido certificado de participação.

O processo é gratuito. Serão 12 fascículos, semanais, e seis DVDs, distribuídos nas aulas pares.

Um comentário:

  1. Na verdade posso dizer que estou muito contente com esta notícia. O curso diante mão, acredito que possa nos ajudar a melhorar nossa prática docente. Porém reporto-me ao passado, ou seja, década de 70, quando o Brasil tornou-se TRI campeão de Futebol. Simplesmente magnífico! Assisti tudo pela Televisão, tinha 11 anos de idade. Nunca esqueci dos lances, dos gols, dos atletas. Ficou marcado até hoje. Na história contada pelos expert da Educação Física, o Brasil adotaria uma política voltada para o Esporte, na qual se estabeleceria a partir de então o trabalho nas escolas para que os professores da época formassem atletas de rendimento. Que absurdo. Agora, com a Copa do Mundo, as Olimpíadas, percebe-se uma visão voltada para os jovens que hoje estão com 13, 14, 15 anos de idade. Para iniciar as Olipíadas faltam 5 anos. Mas qual deve ser a verdadeira posição pedagógica nas escolas públicas e particulares desse imenso Brasil?. As oportunidades, serão iguais a todos? Qual deve ser a verdadeira visão em relação aos PCN’s para a Educação Física? As escolas não formam atletas, devem transformar as pessoas (alunos) portadoras de habilidades e competências para atuar num mundo perverso, violento, excludente e classificatório.

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Transformando Suor em Ouro - Bernardinho NO VOLEI E NA VIDA

Frases extraídas de seu livro:


Compreender a importância da instrução no desenvolvimento cultural e profissional.

Dedicar-se com obstinação, na busca de um objetivo.

Entender a paixão como fator essencial de motivação.

Superar as limitações pessoais pela disciplina.

Nunca esquecer que a vaidade é inimiga do espírito de equipe.

Buscar o "brilho da vitória" no olhar de seus colaboradores.

Trabalhar a perseverança, a obstinação, não desistindo nem recuando diante de obstáculos.

Desenvolver o senso de observação.

Entender que o sentido de coletividade é mais importante do que eventuais centelhas individuais.

Combater o desperdício de talento.

Falhe ao planejar e estará planejando falhar.

Monitorar constantemente sua vaidade.

Treinar ao nível extremo significa desenvolver ao máximo sua capacidade de realização.

Detectar e desenvolver talentos é uma das principais atribuições do líder.

Estudar, ler, observar, questionar constituem o processo de preparação.

Assumir o desafio de, ao encontrar um time pronto, conquistar as pessoas e fazer delas o "SEU" Time.

Lembrar-se sempre de que o talento, por si só, não basta.

Boas performances dependem de conteúdo (fruto de preparação) + entusiasmo (fruto da paixão).

Encarar os desafios como grandes oportunidades.

Não prometer o que não pode ou não pretende cumprir.

Entender a importância de todas as peças, mesmo as "consideradas" menos importantes.

Criar metas ideais.

Acreditar na força transformadora do efeito pigmalião (quanto mais o chefe mostrar que acredita no potencial de seus colaboradores e se dedicar a eles, maior será sua produtividade)

Não rotular as pessoas.

Concertrar-se no condicionamento, nos fundamentos e na união para a formação de uma equipe vitoriosa.

Trabalhar para fortalecer a parte emocional, de forma a não perder o foco na execução de uma tarefa.

Tentar entender os porquês de uma derrota, assumir suas responsabilidades e seguir em frente.

Inconformismo, insatisfação - sem isso, não se dá um passo à frente.

Não existem atalhos para o sucesso, mas o trabalho intenso é a estrada mais curta.

Errar na forma é aceitável, mas nunca na intenção.

O questionamento é uma grande fonte de crescimento, e o crescimento permanente, uma grande fonte de satisfação.

Entender a importância do trabalho em equipe (Team Work)

Incentivar lideranças.

Manter a motivação sempre elevada.

Preservar e buscar se superar constantemente.

Trabalhar o comprometimento e a cumplicidade entre as peças da "grande engrenagem".

Disciplina e Ética são hábitos que perpetuam os bons resultados.

Assumir responsabilidades e tentar extrair lições das derrotas para não repetir os erros.

O verdadeiro líder deve se manter sempre atento aos seus colaboradores.

Tentar evitar as armadilhas do sucesso.

Ter consciência coletiva exige desprendimento, solidariedade, companheirismo e espírito de equipe.

Uma equipe nem sempre é formada pelos melhores, mais capazes, mas sim pelos colaboradores certos.

Uma equipe vencedora tem sempre bons reservas.

Ter senso de urgência. (realizar cada tarefa como se fosse a mais importante. Jogar cada ponto como se fosse o decisivo.)

Entender que a condição de favoritismo atribuída a nós por outros deve servir como sinal de alerta.

Saber que as vitórias do passado só garantem uma coisa: grandes expectativas e maiores responsabilidades.

Criar zonas de desconforto para afugentar a armadilha do sucesso e testar o comprometimento dos vitoriosos.

Conscientizar-se de que o verdadeiro campeão controla a vaidade para que, como um autêntico TEAM PLAYER, eleve o nível de atuação de todos à sua volta.

Um trabalho de preparação meticuloso é o caminho mais curto para a vitória.

É importante que os "primeiros da classe" se preparem com a mesma intensidade daqueles que os perseguem, caso contrário serão alcançados e provavelmente ultrapassados.

Optar pelas pessoas certas e não pelas mais talentosas.

Focar no trabalho de equipe.

Fomentar as lideranças no grupo.

Treinamento extremo. (nada substitui o treinamento)

Buscar equilíbrio entre cobranças e condições externas.

Atenção ao sucesso e suas armadilhas.

Buscar constantemente a excelência.

Bernadinho, Técnico da Seleção Brasileira de Vôlei - Masculino Adulto.




TEM WORK

"Se não houver paixão, se não houver comprometimento, tudo o mais é inútil".

"A Expectativa gera responsabilidade, o que leva à necessidade de mais trabalho e a uma atenção ainda maior aos detalhes".

"O Sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é quase órfão".