Introdução
A
história do esporte
As manifestações esportivas ocupam um lugar
importante na história da humanidade.
Desde as civilizações mais primitivas, são
encontrados registros semelhantes às atividades físicas, que podemos
caracterizar como os esportes dos dias de hoje.
O esporte, evidenciado como prática
institucionalizada nas escolas, nas atividades informais do lazer bem como na
dimensão atribuída ao rendimento, desde a sua origem até os dias atuais, passou
por uma significativa evolução. Esta evolução tem contribuído para sua
propagação no meio social, chegando ao ponto de o esporte se constituir um
verdadeiro fenômeno sociocultural, presente em todas as camadas sociais. A
abrangência que o esporte tomou a partir do século XX, quanto ao aumento do
número de praticantes e ao aparecimento de novas modalidades esportivas,
motivou vários estudos realizados pela intelectualidade internacional e um
maior interesse da mídia.
Para discorrer sobre a história do esporte, é
preciso, inicialmente, identificar as percepções da origem e do significado do
termo esporte. Existem vários termos que compreendem o esporte e também várias
interpretações do significado da palavra esporte.
Tubino (1999) afirma que a origem do termo
esporte data do século XIV, quando os marinheiros utilizavam as expressões “desportar-se” ou “sair do porto” para justificar seus passatempos que envolviam as
habilidades físicas.
Barbieri (2001) aponta que a palavra esporte
origina-se do inglês sport, que se refere a exercício físico, prazer,
distração, brincadeira e repouso corporal.
É essencial citar a prática de atividades
físicas realizadas na Pré-História, apontando o caráter utilitário e algumas
expressões recreativas registradas nos achados arqueológicos. Na Antiguidade,
várias civilizações já apresentavam manifestações esportivas (apesar de não
sistematizadas), por finalidade guerreira, higiênica, terapêutica, esportiva ou
educacional.
É necessário também destacar os rituais e o
caráter religioso presentes na prática das atividades físicas realizadas nesse
período. Merecem destaque especial os grandes eventos esportivos desse período,
tendo maior relevância os Jogos Olímpicos, disputados entre os anos de 776 a.C.
e 394 d.C.
Na história da educação física e dos esportes,
a Idade Média é considerada um período obscuro. Os eventos esportivos eram
marcados pela violência e os princípios esportivos deixados pela Grécia foram
substituídos pela brutalidade. O cristianismo pregava o descaso pelas coisas do
corpo para a salvação da alma. O fato positivo que marcou esse período foi o
aparecimento de vários estudos sobre a educação física e os esportes por parte
de pensadores pertencentes ao movimento renascentista.
O período da idade moderna foi impulsionado
pelo movimento renascentista. Dessa época, podemos encontrar os reais
precursores de uma educação física que se firmariam no horizonte pedagógico do
século seguinte. Várias correntes ligadas à educação física passaram a
valorizar o esporte, seja de modo competitivo, seja em suas práticas escolares.
O esporte voltou a ter um significado maior com
o ressurgimento dos Jogos Olímpicos em 1896, por iniciativa do barão Pierre de
Coubertin, que tinha o propósito de utilizar o esporte como um meio de
aproximação dos povos e raças pela paz internacional.
Os movimentos esportivos mundiais tiveram uma
significativa participação no processo de revitalização do esporte. A ideia era
democratizar as práticas esportivas, tentando atingir todas as classes sociais
com o intuito de propagar e proporcionar o direito de todos à prática do
esporte. Ressalta-se também a participação da Associação Cristã de Moços, com a
criação de esportes como o voleibol, o basquetebol e o futsal, no fim do século
IX e início do século XX.
Este texto procura abordar a história do
esporte tendo como referência a periodização que herdamos do calendário da
Europa cristã ocidental. Isso abrange conhecimentos sobre épocas, povos, obras
e homens, a partir de fatos e interesses que permeiam o assunto em questão.
Pesquisa: Prof. Raul Vaz da Silva Neto
(fascículo 2 – Curso Olimpíada e Cidadania).
Nenhum comentário:
Postar um comentário