sábado, 7 de maio de 2011

A Educação Física na formação de cidadãos saudáveis

Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena 

Enquanto disciplina escolar, a Educação Física significa muito mais do que simplesmente esporte e recreação. Mas essa visão é recente e ainda está longe de ser assim encarada com unanimidade, graças a uma série de preconceitos e obstáculos. Para que a Educação Física possa desempenhar plenamente o seu papel enquanto ferramenta disciplinar é preciso que profissionais (pedagogos, diretores e professores) e beneficiados (pais e alunos) tenham a consciência da importância dessa matéria.

A Educação Física precisa ser vista como algo muito mais complexo e necessário do que uma série de aulas com brincadeiras sem propósito plausível. Ela ensina ao jovem os efeitos do movimento sobre o corpo, o que além de representar de maneira objetiva o que outras disciplinas curriculares apresentam – como a Biologia, por exemplo –, ainda possibilita a interação social e a adoção de hábitos mais saudáveis desde cedo. O desenvolvimento de habilidades motoras e a interação com um conjunto de movimentos corporais que ajudam nos processos cognitivo, psicológico e de sociabilidade e visão cidadã também são características associadas à Educação Física.

Tudo isto deve ser trabalhado já na infância, aliando a Educação Física à educação moral e intelectual, formando cidadãos conscientes e com senso crítico. As aulas precisam ter dois ingredientes básicos: planejamento e motivação. É preciso fazer com que todos os alunos, sobretudo os que possuem limitações físicas e técnicas, se interessem pela atividade, mas sem imposição e sim, aprendizado. Para isso também é preciso ter criatividade para despertar o desejo dos jovens.

A Educação Física deve aproximar o aluno de um conhecimento corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias modalidades do mundo dos esportes e do fitness. É preciso também que o conteúdo das aulas seja adaptado à individualidade de cada aluno e ao seu grau de desenvolvimento na atividade. É uma oportunidade de desenvolver potencialidades, buscando promover a inclusão.

O professor tem de inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, etc. O campo é muito amplo. Basta o professor ser responsável, ter seriedade e muita criatividade. É um trabalho que requer muita criatividade e suor, mas os resultados valem a pena!



Este conteúdo foi acessado em 05/05/2011 no sítio Saúde Plena. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

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Transformando Suor em Ouro - Bernardinho NO VOLEI E NA VIDA

Frases extraídas de seu livro:


Compreender a importância da instrução no desenvolvimento cultural e profissional.

Dedicar-se com obstinação, na busca de um objetivo.

Entender a paixão como fator essencial de motivação.

Superar as limitações pessoais pela disciplina.

Nunca esquecer que a vaidade é inimiga do espírito de equipe.

Buscar o "brilho da vitória" no olhar de seus colaboradores.

Trabalhar a perseverança, a obstinação, não desistindo nem recuando diante de obstáculos.

Desenvolver o senso de observação.

Entender que o sentido de coletividade é mais importante do que eventuais centelhas individuais.

Combater o desperdício de talento.

Falhe ao planejar e estará planejando falhar.

Monitorar constantemente sua vaidade.

Treinar ao nível extremo significa desenvolver ao máximo sua capacidade de realização.

Detectar e desenvolver talentos é uma das principais atribuições do líder.

Estudar, ler, observar, questionar constituem o processo de preparação.

Assumir o desafio de, ao encontrar um time pronto, conquistar as pessoas e fazer delas o "SEU" Time.

Lembrar-se sempre de que o talento, por si só, não basta.

Boas performances dependem de conteúdo (fruto de preparação) + entusiasmo (fruto da paixão).

Encarar os desafios como grandes oportunidades.

Não prometer o que não pode ou não pretende cumprir.

Entender a importância de todas as peças, mesmo as "consideradas" menos importantes.

Criar metas ideais.

Acreditar na força transformadora do efeito pigmalião (quanto mais o chefe mostrar que acredita no potencial de seus colaboradores e se dedicar a eles, maior será sua produtividade)

Não rotular as pessoas.

Concertrar-se no condicionamento, nos fundamentos e na união para a formação de uma equipe vitoriosa.

Trabalhar para fortalecer a parte emocional, de forma a não perder o foco na execução de uma tarefa.

Tentar entender os porquês de uma derrota, assumir suas responsabilidades e seguir em frente.

Inconformismo, insatisfação - sem isso, não se dá um passo à frente.

Não existem atalhos para o sucesso, mas o trabalho intenso é a estrada mais curta.

Errar na forma é aceitável, mas nunca na intenção.

O questionamento é uma grande fonte de crescimento, e o crescimento permanente, uma grande fonte de satisfação.

Entender a importância do trabalho em equipe (Team Work)

Incentivar lideranças.

Manter a motivação sempre elevada.

Preservar e buscar se superar constantemente.

Trabalhar o comprometimento e a cumplicidade entre as peças da "grande engrenagem".

Disciplina e Ética são hábitos que perpetuam os bons resultados.

Assumir responsabilidades e tentar extrair lições das derrotas para não repetir os erros.

O verdadeiro líder deve se manter sempre atento aos seus colaboradores.

Tentar evitar as armadilhas do sucesso.

Ter consciência coletiva exige desprendimento, solidariedade, companheirismo e espírito de equipe.

Uma equipe nem sempre é formada pelos melhores, mais capazes, mas sim pelos colaboradores certos.

Uma equipe vencedora tem sempre bons reservas.

Ter senso de urgência. (realizar cada tarefa como se fosse a mais importante. Jogar cada ponto como se fosse o decisivo.)

Entender que a condição de favoritismo atribuída a nós por outros deve servir como sinal de alerta.

Saber que as vitórias do passado só garantem uma coisa: grandes expectativas e maiores responsabilidades.

Criar zonas de desconforto para afugentar a armadilha do sucesso e testar o comprometimento dos vitoriosos.

Conscientizar-se de que o verdadeiro campeão controla a vaidade para que, como um autêntico TEAM PLAYER, eleve o nível de atuação de todos à sua volta.

Um trabalho de preparação meticuloso é o caminho mais curto para a vitória.

É importante que os "primeiros da classe" se preparem com a mesma intensidade daqueles que os perseguem, caso contrário serão alcançados e provavelmente ultrapassados.

Optar pelas pessoas certas e não pelas mais talentosas.

Focar no trabalho de equipe.

Fomentar as lideranças no grupo.

Treinamento extremo. (nada substitui o treinamento)

Buscar equilíbrio entre cobranças e condições externas.

Atenção ao sucesso e suas armadilhas.

Buscar constantemente a excelência.

Bernadinho, Técnico da Seleção Brasileira de Vôlei - Masculino Adulto.




TEM WORK

"Se não houver paixão, se não houver comprometimento, tudo o mais é inútil".

"A Expectativa gera responsabilidade, o que leva à necessidade de mais trabalho e a uma atenção ainda maior aos detalhes".

"O Sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é quase órfão".