Recentemente tive a oportunidade de participar de um curso de formação continuada em Educação Especial, realizado pela Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - tema: TGD - Transtorno Globais do Desenvolvimento. Porém, agradeço muito a DEUS pela oportunidade que tive. Mais recentemente ainda, voltei a minha função de professor, foram mais de uma década trabalhando como gestor escolar e municipal neste período. E, então a surpresa apareceu. Na Educação Física hoje, trabalhamos assuntos relacionados a Cultura Corporal do Movimento Humano e Temas Transversais, nesse sentido, uma das aulas é em sala de aula, já outra é na quadra poliesportiva. Eu percebi justamente na aula prática que eu tenho um aluno Autista.
Um aluno com transtornos globais do desenvolvimento é aquele que apresenta um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou esteriotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Aspeger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses).
Na classificação dos transtornos mentais da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-IV), o Transtorno Autista está localizado dentro dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, portanto, essencialmente, o Autismo Infantil é um transtorno do desenvolvimento da pessoa, em outras palavras, é um transtorno constitucional. É uma alteração cerebral, uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico e afeta a capacidade da pessoa de se comunicar, compreender e falar, afeta seu convívio social.
O autismo infantil é um transtorno do desenvolvimento que manifesta-se antes dos 3 anos de idade, e é mais comum em meninos que em meninas e não necessariamente é acompanhado de retardo mental pois existem casos de crianças que apresentam inteligência e fala intactas.
Não tenho competência para definir exatamente a situação deste "meu aluno", mas que irei olhar com muito carinho e dedicação e, tentar na minha modéstia forma de entender esse mundo "dele", há, isso eu vou mesmo.
Apenas com 4 aulas de Educação Física dentre essas 1 aula prática, pude identificá-lo e ter a confirmação que realmente esse menino é autista. Posso afirmar que o Curso valeu muito para a minha vida profissional.
Fenótipo= Genótipo + Ambiente
Essa fórmula significa que somos agora (fenótipo), uma somatória daquilo que trouxemos para o mundo, através de nossos genes (genótipo), com aquilo que o mundo nos deu (ambiente). Assim sendo, devemos buscar no cerne do indivíduo, considerado em sua totalidade única, a mistura enigmática do inato com o adquirido, do biológico com o ambiental e /ou, finalmente, da pessoa com a sua cultura.
Devemos entender por desenvolvimento as mudanças sofridas pela pessoa, ao longo de sua vida, resultante de sua interação com o ambiente. o ambiente é, para o indivíduo, uma fonte de estímulos das mais variadas naturezas, estímulos que determinarão no indivíduo uma série de interações e respostas a estas, finalmente, determinarão mudanças significativas no curso de sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário