PORTFÓLIO |
UNIDADE I
TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
ATIVIDADE 1.1 Quem sou eu como professor aprendiz?
Em relação a esta atividade, quem sou eu como professor aprendiz, fiz uma auto-análise em relação ao meu desempenho como professor e ao mesmo tempo como aprendiz. Apesar de desempenhar uma função importante em nossa sociedade, não somos detentores de todos os saberes sistematizados. Há necessidade sempre de estarmos nos atualizando e ressignificando os mais diversos conceitos, já que para isso necessário se faz criarmos as condições sócio-culturais que beneficiem a formação de convicções. Tem uma situação que utilizamos muito para destacar a visão de cada um em relação ao objeto. Quem está do lado de fora, enxerga melhor de quem está dentro, expressão muito usada em algumas modalidades esportivas por exemplo. Às vezes tem como você seguir um caminho mais interessante, procurar uma estratégia melhor ou uma metodologia mais rica e ou interessante, mas você percorre um caminho mais complexo. Então é assim que me vejo como professor e aprendiz, tentando percorrendo o melhor caminho para organizar o processo de ensino e de aprendizagem.
Esta atividade foi direcionada para o diário de bordo. A princípio é uma atividade que está muito associada ao meu dia-a-dia. Tenho uma experiência bem vivida na produção e reprodução de fazeres tecnológicos na condição de professor e também de gestor nesses anos todos de escola. Porém, apesar de que as escolas estejam de uma maneira geral bem equipadas de materiais e equipamentos tecnológicos, ainda observam-se restrições de vários colegas de profissão ao uso pedagógico e eminentemente estratégico para incrementar uma aula, no intuito de permitir facilitar a compreensão do assunto e conseguinte do objetivo da mesma. A entrevista de Nóvoa “O professor pesquisador e reflexivo” e o texto de Salgado “Desafios da escola: uma conversa com os professores” nos dá subsídios para podermos dar uma roupagem diferente em nossas práticas educacionais, pois ficou pra mim muito claro, por exemplo, na fala de Nóvoa que o professor que reflete sobre a sua prática, que pensa que elabora em cima dessa prática, poderá fazer uma enorme diferença na aprendizagem do aluno. Essa atividade proporcionou-me refletir muito sobre minha profissão, é assustador e ao mesmo tempo nos dá uma sensação de impotência ao perceber que temos muitos alunos na condição de analfabeto funcional.
Inicio com uma citação de Dowbor em uma determinada entrevista onde diz que o volume de informações é imenso, e há necessidade dessas informações significativas serem ajustadas para encontrar um rumo novo. Precisamos organizar as metodologias e as estratégias de ensino, fazendo com que mesclemos todas as tecnologias que a escola disponibiliza.
Pois sim, nesta atividade procurei desenvolver e organizar meu pensamento baseado na prática que vivencio no dia-a-dia, estabelecendo critérios para a utilização dos recursos disponíveis na escola e organizando-os para que se torne um mecanismo de comunicação entre os interlocutores e ao mesmo tempo utilizá-los também para a comunicação com o mundo da World Wide Web.
Nesta atividade, trata-se de especificar praticamente o que a escola dispõe, e de como se utilizam esses equipamentos na escola. Nesse período de dois meses praticamente de efetivo curso, já podemos dizer que houve um incremento nas aulas desta escola, em todas as áreas do conhecimento, sendo utilizado além dos computadores e internet, outros equipamentos tecnológicos que servem de subsídio para melhorar a metodologia e ou estratégia da aula no intuito de ser alcançado o objetivo que é a aprendizagem do aluno.
ATIVIDADE 1.5 Conhecendo uma experiência
Como trabalho com a disciplina de Educação Física, navegando sobre o Portal do Professor/MEC (faça seu login) utilizei uma das aulas para poder elaborar esta atividade (espaço das aulas, sugestões de aulas, busca “educação física”,e fantasticamente apareceu 725 aulas a minha disposição. Fiquei vidrado pela qualidade das aulas, e bem como pela oportunidade que é oferecida também para postarmos aulas que preparamos. São muitas informações, e fiquei com vontade de olhar uma por uma, fazer uma análise crítica de uma por uma. A aula que destaquei para esta atividade foi: Você sabe para que serve o esporte? Clique no link e você será encaminhado para a aula.
Atividade interessante e importante, porque refleti sobre minha prática educacional, buscando sempre o universo de recursos e equipamentos tecnológicos que a escola dispõe fazendo com que as aulas que ministremos sejam mais produtivas e ao mesmo tempo ganhem em dinamismo. Tenho observado ultimamente que os professores têm demonstrado com maior frequência o manuseio de equipamentos, deixando mais de lado um pouco o quadro de giz e o giz propriamente dito. Por outro lado preocupo-me no sentido de como são organizadas e aproveitado o tempo pedagógico. Por exemplo, às vezes é passado um determinado filme, mas nem sempre a turma assiste até o fim, pois em duas aulas o filme não se completa, deixando pendência para outra aula complementar. Outra situação que me chama atenção é pelo fato do professor não organizar os conteúdos e os alunos ficam perdidos no laboratório de informática. Outra situação que às vezes é conflitante é o fato de muitos alunos ainda não ter um mínino de conhecimento e domínio sobre essa tecnologia “computador”. Citei essas posições, porque nossa escola não disponibiliza espaço suficiente para projeção de filmes. É ocupado o Laboratório de Informática, onde muitas aulas hoje são ministradas nesse ambiente, esse ambiente é o que apresenta melhor estrutura para atendimento.
O melhor deste curso que aproveito para fazer reflexões entre a teoria e a prática de como as aulas são ministradas inserindo os recursos tecnológicos.
Além das minhas aulas no ensino fundamental, acompanho as do ensino médio já que atuo como coordenador do Laboratório Escolar de Informática e dou assistência pedagógica e técnica para realização da aula.
ATIVIDADE 1.7 Pesquisando sobre o trabalho por projeto
Bom, nesta atividade foi até certo ponto fácil de ser realizada, pois pelo fato de desenvolver um projeto no ensino fundamental sobre o uso de drogas que tem como tema “Nossa Escola sem Drogas”, descrevi e postei na biblioteca do aluno. Pode ter acesso através deste endereço http://profraulvsneto.blogspot.com, lá é apresentado murais de trabalhos de alunos, onde destacamos com maior ênfase o Tabagismo, que tem como tema: APAGUE o CIGARRO.
UNIDADE II
INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
ATIVIDADE 2.2 – Navegando em hipertexto sobre hipertexto.
Nesta atividade tive a possibilidade de viajar por vários links, a cada palavra um significado possibilitando uma aprendizagem mais significativa e coesa, às vezes quando o foco fugia da pesquisa, voltávamos ao início e um novo recomeço, e inúmeras outras descobertas. Tenho aproveitado desta possibilidade de interagir com outros textos e criando links dos trabalhos para que outras pessoas possam desfrutar desta organização.
ATIVIDADE 2.2.B – O que é hipertexto?
Atividade conceitual que nos permite a ter o significado da expressão hipertexto, que posso levar em consideração uma grande quantidade de textos que são interligados por palavras chaves, que nem sempre te leva ao mesmo assunto.
ATIVIDADE 2.3 - Conhecendo e comentando trabalhos dos colegas. (Fórum)
Sobre o assunto Impressões sobre experiências de navegação, fiquei esperando por algum tempo os nobres colegas postarem a atividade para poder tecer os comentários. Quase ao final do período estipulado pela tutora, professora Maria Lucila Costa, que consegui tecer minhas opiniões sobre as tarefas de três colegas, a da professora Maria Creuzilanny Cabral, Maria Eremita Costa e Gorete Fontinele. Nesta atividade podemos observar e tirar proveito de muitas colocações pertinentes, acredito que este curso tem propiciado a todos participantes ativos - aprendizagens que serão muito significativas na profissão que exercemos.
ATIVIDADE 2.4. PORTFÓLIO
Atividade muito legal, super interessante, pois nos possibilita há descrever todas as atividades realizadas do curso, bem como apontar os pontos positivos e negativos, dar sugestões, emitir opiniões, tecer comentários, participar de fóruns, estudar em grupo, participar de encontros presenciais nos momentos de estudos, debater com colegas de trabalho sobre as questões tecnológicas na e da escola, em fim, temos hoje um feedback em relação a TIC que ajuda tornar as aulas mais acessíveis a conhecimentos antes mais difíceis de serem internalizados. A ajuda da tecnologia, com imagens, sons, vídeos, etc. facilitam muito na organização das atividades.
ATIVIDADE 2.5. Planejando atividade com hipertexto
Aproveitando o desenvolvimento de um projeto na escola trabalhado com alunos do ensino fundamental de 8º e 9º anos, com o Título “Nossa Escola sem Drogas”, selecionei as palavras chaves e fui inserindo hiperlinks para que o público tenha acesso a algumas informações adequadas para o entendimento do conteúdo. Com certeza absoluta, esse é um grande mecanismo de construir a informação e consequentemente o conhecimento, que as vezes necessitamos de (re)elaborar.
Atividade 2.9.A. - Vagueando pelo Wikipédia
Diário de Bordo - Obs. não abrirá por falta de senha do aluno.
30/09/2009) Anotação aluno: Atividade 2.9 A - Vagueando pela Wikipédia - Raul Esta página faz com que possamos percorrer caminhos as vezes imagináveis em relação a otimização de espaço, de tempo e até de recursos econômicos. Podemos ir além das fronteiras do seu ambiente, apesar que tudo é virtual, mas ao mesmo tempo pode ser encarada também como real. Tive uma experiência interessante, ao contribuir editando uma discussão num texto sobre a história do Voleibol, já que me traz algum tempo essa indefinição em relação ao seu criador e ao nome da modalidade. Em alguns livros e até sites pesquisados, o criador é Willian George Morgan, em outros é Willian C. Morgan, e em relação ao nome da modalidade, em uns é mintonette, já em outros minonette. Nesse sentido, vejo que podemos alterar, complementar, discutir, em fim contribuir na verdade para que seja realizada uma enciclopédia em que você fará parte. Para nós professores passa a ser uma excelente ferramenta na questão de produzir novos fatos e também contribuir em relação aos anteriores. Já pensou! Posso ser um wikipedista! Parafraseando a página de entrada do Wikipédia (boas vindas) pude ler a seguinte expressão: “aprendizado, para os curiosos. — Muitos querem apenas estar submersos no mundo da informação. Contribuindo, aprende-se muito também. Ao inserir uma contribuição, podemos nos motivar a pesquisar sobre o assunto, a ler sobre o tema, a compartilhar informação e a trocar idéias com outros voluntários.” Agora que eu aprendi como colaborar, não pararei mais... | |
Diário de Bordo – Obs. não abrirá por falta de senha do aluno.
(30/09/2009)
Anotação aluno: Atividade 2.9 B - Vagueando pelo Wikicionário - Raul Ao acessar o endereço estipulado pelo curso, pude navegar e confirmar que se trata de uma página muito importante e ao mesmo tempo interessante para quem quer contribuir, aprender e ensinar os significados para aquilo que você desconhece ou que conhece de outras formas e expressões. Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição; não é necessário identificar-se. Pude desta forma, consultar alguns verbetes que gostaria de entender melhor seus significados. Tenho duas naturalidades (paranaense e cearense), assim existem termos que são bastante diferentes nestas regiões do país e contribuem para que possamos receber as informações mais adequadas. Por outro lado, podemos participar ativamente, basta escolher algum verbete, ler, verificar se você pode acrescentar algo, editar e gerar página. Assim lá fica sua contribuição. Legal!!!!
Anotação aluno: Atividade 2.9 B - Vagueando pelo Wikicionário - Raul Ao acessar o endereço estipulado pelo curso, pude navegar e confirmar que se trata de uma página muito importante e ao mesmo tempo interessante para quem quer contribuir, aprender e ensinar os significados para aquilo que você desconhece ou que conhece de outras formas e expressões. Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição; não é necessário identificar-se. Pude desta forma, consultar alguns verbetes que gostaria de entender melhor seus significados. Tenho duas naturalidades (paranaense e cearense), assim existem termos que são bastante diferentes nestas regiões do país e contribuem para que possamos receber as informações mais adequadas. Por outro lado, podemos participar ativamente, basta escolher algum verbete, ler, verificar se você pode acrescentar algo, editar e gerar página. Assim lá fica sua contribuição. Legal!!!!
UNIDADE III
PRÁTICA PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS
Obs. O link não abrirá, pois se trata de fórum, e necessita de senha do aluno usuário. Mas, está disponível na íntegra abaixo.
Essa atividade proveniente ao uso de material digital, foi de grande importância para que tomemos o conhecimento que as ações de ensino, as estratégias de ensino tomem significativos importantes no processo de aprendizagem, já que não se admite mais, aulas estanques, aulas que não tenham o cunho de associar o conteúdo com a prática do seu dia-a-dia, e com certeza absoluta estes materiais digitais em que a escola dispõe são importantes para que as pessoas aprendam com mais e com maior facilidade. Como está disponível no diário de bordo, eis na íntegra a postagem:
(08/10/2009)
Anotação aluno: Ativ_3_2. Raul.doc Pois bem, na verdade conheci um programa chamado Megacubo, onde podemos ter acesso a áudio e vídeo dos mais diversos. Apresenta uma lista de várias utilidades, inclusive canais educativos, rádios, filmes, Discovery Channel, religiosos, esportivos, dentre muitos outros. Achei simplesmente fantástico, nos oportuniza além da aprendizagem, também o lado do entretenimento. O site do Domínio Público, é uma biblioteca desenvolvida em software livre, assim sendo podemos atribuir as pesquisas que achemos interessante, principalmente aquela que nos possibilita interagir com nossa proposta de trabalho. Temos a possibilidade de escolher o tipo de mídia – em forma de texto, som, imagem ou vídeo. Categoria, autor, título e idioma. Assim fica muito fácil pesquisar. Pois vejam que maravilha, cliquei em imagem, aparece então opções como: xilogravura, litografia, ilustração, mapas, recortes, pinturas, satélite. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp Outros sites nos possibilitam também esse abastecimento de possibilidades para (re)produzir, construir e até transformar alguma realidade. Um programa simplesmente fantástico e maravilhoso está no YOUTUBE, qualquer vídeo, de qualquer tema, qualquer assunto está disponível, neste casso há apenas necessidade de selecionar aquilo que lhe interessa. Pois bem, estou desenvolvendo um projeto sobre Drogas, e agora o Tema é Alcoolismo. Pois bem, eis um vídeo sobre Álcool e suas conseqüências. http://www.youtube.com/watch?v=UsAK_V7nGlI&feature=related Se eu quero aprofundar os conhecimentos sobre este Tema, tenho ainda possibilidades de obter várias imagens em forma de gif, jpg, bmp, eis o site: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=alcoolismo&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq= Ainda podemos visitar sites relacionados a textos, hipertextos e links, voltados para os problemas do álcool na vida humana, eis uns sites: http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3511&ReturnCatID=1796 http://www.colegioweb.com.br/biologia/alcool Pois bem, temos todas essas possibilidades para que possamos contribuir, ajudar das mais diversas formas, aos alunos terem acesso com maior facilidade e simplicidade em determinados assuntos que são abordados nas escolas e nas salas de aulas.
Anotação aluno: Ativ_3_2. Raul.doc Pois bem, na verdade conheci um programa chamado Megacubo, onde podemos ter acesso a áudio e vídeo dos mais diversos. Apresenta uma lista de várias utilidades, inclusive canais educativos, rádios, filmes, Discovery Channel, religiosos, esportivos, dentre muitos outros. Achei simplesmente fantástico, nos oportuniza além da aprendizagem, também o lado do entretenimento. O site do Domínio Público, é uma biblioteca desenvolvida em software livre, assim sendo podemos atribuir as pesquisas que achemos interessante, principalmente aquela que nos possibilita interagir com nossa proposta de trabalho. Temos a possibilidade de escolher o tipo de mídia – em forma de texto, som, imagem ou vídeo. Categoria, autor, título e idioma. Assim fica muito fácil pesquisar. Pois vejam que maravilha, cliquei em imagem, aparece então opções como: xilogravura, litografia, ilustração, mapas, recortes, pinturas, satélite. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp Outros sites nos possibilitam também esse abastecimento de possibilidades para (re)produzir, construir e até transformar alguma realidade. Um programa simplesmente fantástico e maravilhoso está no YOUTUBE, qualquer vídeo, de qualquer tema, qualquer assunto está disponível, neste casso há apenas necessidade de selecionar aquilo que lhe interessa. Pois bem, estou desenvolvendo um projeto sobre Drogas, e agora o Tema é Alcoolismo. Pois bem, eis um vídeo sobre Álcool e suas conseqüências. http://www.youtube.com/watch?v=UsAK_V7nGlI&feature=related Se eu quero aprofundar os conhecimentos sobre este Tema, tenho ainda possibilidades de obter várias imagens em forma de gif, jpg, bmp, eis o site: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=alcoolismo&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq= Ainda podemos visitar sites relacionados a textos, hipertextos e links, voltados para os problemas do álcool na vida humana, eis uns sites: http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3511&ReturnCatID=1796 http://www.colegioweb.com.br/biologia/alcool Pois bem, temos todas essas possibilidades para que possamos contribuir, ajudar das mais diversas formas, aos alunos terem acesso com maior facilidade e simplicidade em determinados assuntos que são abordados nas escolas e nas salas de aulas.
Atividade 3.5. Planejar atividades com mídias digitais
Essa atividade, está baseada no planejamento de Educação Física, para o Ensino Fundamental, onde leciono no 8º e 9º anos da Escola Ensino Fundamental Pe. José Roberto, anexo da Escola de Ensino Médio Murilo Braga. Assunto de suma importância para que seja trabalhado nas escolas de ensino fundamental e ensino médio, pois a Cultura Corporal do Movimento é a base para que possamos entender como nosso corpo passa por diversas mudanças anatômicas, fisiológicas, biomecânicas, bioquímicas, dentre outras questões.
Atividade 3.8. Criar uma apresentação descrevendo a atividade planejada 3.5
Nessa atividade, pude relatar a maneira e a forma de como trabalhar com esses recursos, bem como realizando links que me levam a informações complementares sobre diversos aspectos relacionados a Cultura Corporal do Movimento.
Atividade 3.9 - Apresentação das Atividades
Comentários realizados através dos e-mails dos seguintes cursistas, no intuito de contribuir nas ações específicas do planejamento da atividade:
wendellrocha.rocha@bol.com, Aceitei a recomendação do professor Wendell, e inseri a Bibliografia no planejamento da atividade 3.5
Ainda encaminhado para os e-mails das tutoras do curso:
Atividade 3.10 - Postar os relatos no portal do professor
Última atividade da Unidade III que trata sobre prática pedagógica e mídias digitais procurei desenvolver esta atividade, baseado numa aula sobre Conteúdos da Cultura Corporal que correspondem à área da Educação Física. A princípio podemos nos deparar com novas práticas pedagógicas, oferecendo métodos e estratégias importantes para que os alunos se interessem pelo assunto e busquem complementos de aprendizagens que serão úteis no seu dia-a-dia. Nesses slides que pode ser verificado através do link, fica enfatizado que se pode com absoluta certeza trabalhar esse tema, já que as mídias digitais estão a serviço da educação, para fortalecer e enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem. Essa atividade foi complementada com uma sugestão do professor Sr. Wendell Rocha Costa, na qual agradeço pela colocação e atenção.
UNIDADE IV
CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 4.1. Identificação de Mudança
Nesta unidade, podemos reparar que nossa vivência prática no mundo tecnológico estará nos dando o feedback necessário para as questões formuladas, pois a necessidade de estarmos hoje vivendo um momento especial, onde os recursos tecnológicos atuais permitem que possamos dar um melhor significado ao conhecimento, a informação e porque ao dizer as novas formas de linguagens. Nesse sentido convido a clicar no link acima, e ler meu pensamento, minha forma de entender as possibilidades de melhorar minha postura como docente, e fazer dos discentes pessoas que utilizem mais no seu cotidiano o “pensar” razão de instigar no homem a procurar respostas para suas dúvidas e indagações.
Atividade 4.2 - Possibilidades de Contribuições das Tecnologias (Fórum)
Obs. O link não abrirá, pois se trata de fórum, e necessita de senha do aluno usuário. Mas, está disponível na íntegra abaixo.
- Imagine trabalharmos contextualizando os mais diversos assuntos, obedecendo evidentemente uma linha explícita de pensamento que faça a (co)relação, e, utilizando para isso, a criação de hiperlinks (construir objeto de seu interesse), possibilitando a construção de saberes importantes para o entendimento e compreensão dos assuntos focados.
- O aprendizado tem que ser significativo para o aluno, assim, pode-se inserir neste processo a utilização de sites que ofereçam interatividade, ou seja, que o aluno possa trabalhar a prática, também na utilização de mídias, como: Softwares educacionais (avaliar pedagogicamente).
- Trabalhar com planilhas eletrônicas (Excel), por exemplo, exigem do aluno, noções de matemática, raciocínio lógico, já que se trabalha com fórmulas, e possibilita-nos também a realizar leituras, interpretações e diagnósticos de tabelas, gráficos, etc..
Atividade 4.3 - Descrição de experiência com projetos em sala de aula
Na expectativa de dar um sinal, de dar um alerta, enfim, de dar uma sacudida na garotada, resolvi nas aulas de Educação Física, além de trabalhar com esporte propriamente dito, também trabalhei com conteúdos da cultura corporal do movimento, possibilitei aos alunos trabalharem com temática relacionada a DROGAS durante este ano letivo. Sabemos nós professores como é difícil para os pais lidarem com este problema “mundial” que assola várias famílias, e se não abrirmos os olhos, poderá ser outra criança hoje, outro adolescente amanhã, e assim por diante experimentando e entrando neste vício que muitas das vezes não tem mais volta. Até então, partimos da premissa de entendermos o que seria DROGAS.
Procurei nas aulas explicar sobre o tema, mas nada pronto e acabado, os alunos buscaram as informações, realizaram pesquisas e inclusive fizeram apresentações utilizando recursos áudio visuais.
Primeiramente procuraram entender o que seria Drogas, seus efeitos e consequências, abordamos assuntos relacionados a drogas lícitas e ilícitas, drogas depressoras da atividade mental, drogas estimulantes da atividade mental e drogas perturbadoras da atividade mental.
Mais detalhadamente, fizemos seminário sobre o Tabagismo e Alcoolismo, e mais recentemente estamos trabalhando com o tema esteróides anabolizantes, cujo cunho, tem por finalidade fazer com que os alunos entendam que não é legal, não é interessante utilizar qualquer meio para tentar levar vantagem sobre algo ou alguém.
O homem, por sua natureza própria e pela fisiologia e anatomia do seu corpo pode obter resultados satisfatórios, apenas com cuidados que qualquer pessoa deve ter: boa alimentação, horas de lazer, descanso adequado, exercícios regulares e frenquentes, ir ao médico e dentista pelo menos de 6 e 6 meses. Essas no meu ponto de vista são situações importantes para que uma pessoa possa gozar de uma saúde de qualidade.
Neste caso então, além de ser trabalhado esse assunto junto as aulas de Educação Física, também se aborda na disciplina de Ciências e de Língua Portuguesa, já que são realizados também trabalhos voltados ao tema ora exposto. Na disciplina de Ciências, aborda dando maior ênfase aos problemas que são acarretados nos sistemas do nosso corpo humano, em Português a professora aproveita para trabalhar produções textuais, bem como elencar neste trabalho interdisciplinar as novas formas de linguagem que estão a serviço da nossa aprendizagem.
Parece-nos que quando o aluno na verdade busca por seu próprio interesse e esforço as informações que são importantes para a sua aprendizagem, é enorme a possibilidade de conseguir resultados positivos. Tanto é que alunos do 8º e 9º anos de nossa escola buscaram introduzir o uso de tecnologias para exporem os trabalhos. Inclusive gravaram CD’s com apresentações sobre o Tabagismo e ainda fizeram painéis expondo a pesquisa. Alguns alunos também utilizaram aparelho de som para realizar uma peça teatral, abordando o tema de drogas lícitas: tabagismo e alcoolismo. Foram surpreendentes como os alunos se dedicaram para apresentar temas voltados aos problemas do cotidiano.
Ainda alguns alunos utilizaram recursos da Internet como o Youtube, para apresentar palestras sobre os temas, bem como vídeos relacionados, oportunizando a todos terem acesso à informação, ao conhecimento e também de como lidar com as mídias, fortalecendo e enriquecendo o aprendizado.
Teve um aspecto muito interessante neste tipo de trabalho, de pesquisa, onde tenho a plena convicção que conseguimos atingir o objetivo que é de expor a todos as conseqüências sérias que esses tipos de drogas oferecem àqueles que não estão preparados para encarar uma vida com saúde, com amor, com dedicação, etc.. Os meninos estiveram mais aptos e mais a vontade que as meninas na discussão do assunto. Por quê? Será que é mais fácil para o gênero masculino tratar e lidar com este tipo de tema? Será que os meninos estão mais propensos à vivência com essas drogas? O que leva as meninas não abordarem com maior altivez esse assunto?
Comentário sobre a atividade.
Essa atividade tornou-se significativa para as aulas ministradas durante o ano letivo, e consequentemente, foi também ferramenta importante no processo do meu aprendizado com a TIC. Vocês estão convidados a observarem através do blog http://profraulvsneto.blogspot.com os materiais disponibilizados sobre o seminário realizado em que o Tabagismo ganhou ênfase, e também postamos assuntos relacionados ao Alcoolismo e Asteróides Anabolizantes. Como atividade do curso, nos possibilitou inclusive a fazer novas intervenções em sala de aula, para que o propósito e o objetivo fossem alcançados.
Atividade 4.5 - Projetos de trabalho em sala de aula
Satisfatoriamente essa atividade proporcionou ainda mais a condição de melhorar nossas aulas com metodologias e estratégias que sejam utilizados recursos tecnológicos variados. Pois o computador, a Internet, e demais formas de informação e comunicação, nos possibilita avançarmos cada vez mais, trilhar cada vez mais, por caminhos que ainda para alguns, não foi aproveitado e nem apresentado. Traduzo em poucas palavras que a forma hoje em dia de lecionar aulas nas mais diversas disciplinas podem e devem desencadear em nossos alunos, novas maneiras e formas de entender e interpretar as linguagens que estão em nosso cotidiano.
Tive alguma dificuldade em iniciar essa atividade. Fui à busca de fundamentação através de textos sugestivos do curso, necessitando de aprofundar-me melhor em relação ao Currículo. Noção na verdade agente tem, mas encontrar definição as vezes pode dificultar essa ação. Porém no desenrolar da atividade, pude obter informações que foram necessárias para que eu pudesse concluir esta atividade. E na verdade as indagações que foram propostas pela atividade, resumiram-se num texto na qual procurei descrever da melhor forma as contribuições da tecnologia em relação ao currículo.
“A Internet permite acessar muitos textos, hipertextos, imagens, vídeos, sons... Mas permite também o caminho inverso: que a escola vá ao mundo. Com a Internet a escola, cada escola, pode "mostrar a sua cara", colocando lá seus trabalhos, trocando suas dúvidas e incertezas”.
Alberto Tornaghi
Nenhum comentário:
Postar um comentário