segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA

A educação física é uma atividade dinâmica que contribui na formação ampla dos sujeitos, em seu aspecto social, bem como no desenvolvimento de seu lado individual, através de oportunidades lúdicas que proporcionam equilíbrio entre corpo, mente e espaço.Desenvolve as habilidades motoras de qualquer sujeito, além de manter elementos terapêuticos, sejam eles emocionais ou físicos.
 
O surgimento da educação física se deu desde os tempos primitivos, quando o homem necessitava correr dos animais predadores, pular para pegar alimentos, carregar pesos, arremessar objetos para caçar, etc. Aos poucos, percebeu que seu preparo físico garantiria melhores condições de vida, tanto para trabalhar, interagir e se divertir.Nas práticas esportivas, nos jogos recreativos ou nos jogos com disputas, os participantes aprendem a lidar com sentimentos de perda, frustração, ansiedade, paciência, respeito ao próximo, dentre outros, além de ter que aprender a esperar sua vez.
 
trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Física deve estar voltado para a construção da cidadania dos sujeitos, formando elementos críticos e participativos no meio social em que estão inseridos. Seu objetivo principal deve ser de que o aluno “adquira a qualificação sócio-histórico-cultural necessária para promover o desenvolvimento de uma racionalidade crítica, autônoma e participativa”.
 
O caráter competitivo das atividades esportivas nem sempre está presente. Para crianças de até 8 anos de idade as práticas devem estar voltadas para o aspecto lúdico e de recreação, deixando as disputas para crianças maiores, jovens e adultos.
 
A educação física pode se dividir em várias classes: a escolar, a social, a terapêutica, a esportiva, a recreativa, dentre outras. O profissional também atua orientando sobre cuidados com a saúde, alimentação, problemas do sedentarismo, obesidade, etc.
 
Sabe-se da importância do profissional de educação física para a manutenção da qualidade de vida do ser humano, da sociedade em que se encontra inserido. Esse profissional exerce suas atividades atuando de forma individual (personal trainner) ou coletiva, em clubes, escolas, hotéis e spas, academias, condomínios, empresas, clínicas de recuperação, prefeituras e escolas, etc. 
 
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

domingo, 30 de janeiro de 2011

03/01/2011 Aspecto Social do Futsal

Para retratar o futsal como um meio de desenvolvimento social é necessário entender as dimensões sociológicas do esporte entrando assim no âmbito da sociologia esportiva e também, entender o que efetivamente significa desenvolvimento social, todos os aspectos que o envolvem, depois disso analisar as características principais do futsal, os valores do jogo e de seus praticantes, mostrando como se deve educar através do mesmo para chegar ao desenvolvimento.

Clique no título e leia na íntegra o artigo...

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E IMPORTÂNCIA NA ESCOLA

Caros leitores:

Minha expectativa são as melhores possíveis em relação ao processo de ensino e aprendizagem na Educação Física Escolar tanto no Ensino Fundamental II como no Ensino Médio. 
As surpresas que nos deparam é que são na verdade frustrante. Tenho maior paixão pelo que faço. Procuro dedicar-me para ser ou procurar ser o melhor profissional possível, contando é claro com todas as limitações possíveis e imágináveis, tanto no caráter pessoal e profissional, como também material didático e de infraestrutura para o desempenho das minhas funções docente.
Agora eu pergunto:
Será necessário o aluno ser avaliado em Educação Física na Escola Pública? Precisa fazer PROVA? Se precisa pra que?
Na verdade qual é a importância da Educação Física na Escola em termos gerais? 
A Educação Física irá contribuir de que maneira na educação deste? 
Quando o(a) aluno(a) não consegue obter resultados mínimos satisfatórios nesta disciplina, qual é o verdadeiro encaminhamento que se deve dar? 
Poderia até citar algumas situações em que não vejo nenhuma possibilidade do aluno ser aprovado, mas, o sistema faz com que estejamos transformando alunos(as) em analfabetos funcionais. Passar o aluno sem que tenha condições para tal é um fator complicador para o futuro.
Não trato aqui de castigo não! Em hipótese alguma. Lembro-me muito bem quando li o livro de Luckesi, onde diz que "não devemos avaliar pelo castigo", apesar que muito ainda se faz.
Poxa estou triste, frustrado, indignado...qual deve ser o perfil exato de um "professor"? 
Será que só Português e Matemática é importante?
Porque não se dá o valor devido à Educação Física? 
Trabalhamos com responsabilidade e ainda com uma única matrícula pro Corpo e a Mente.
Acho muito oportuno e correto trabalaharmos a parte teórica na Educação Física, mas esta não pode prevalecer em relação à outra. E o pior é que está prevalecendo. Está sendo dado mais ênfase aos conteúdos aprendidos em sala de aula e, percebe-se muito bem na fala de muitos alunos que Educação Física não reprova. Não que eu defenda a hipótese de reprovação em Educação Física, mas hoje se faz desta disciplina uma "carta fora do baralho" do currículo escolar.  Imagine só, no Ensino Médio por exemplo temos uma carga horária de no mínino 80 horas/aulas, ou seja: 80 aulas durante um ano letivo de 200 dias. A infrequência chega em muitos casos a 50%, mas a LDB hoje é clara no sentido de que o aluno tem que ter 75% da carga horária total do ano em que está matrpiculado. Imagine então quando se escuta do aluno...não fiz o trabalho porque educação física não reprova? Ou então, não fiz a prova porque sei que no final do ano o "conselho de classe" me aprova. 
OLHA, SEI LÁ....que postura devo ter? Fere meus princípios, minha ideologia, minha razão, meu TEZÃO pela Educação Física. E é porque fui diretor de escola, mas não aceito em hipótese alguma este tipo de paternalismo que se emprega nas escolas públicas. 




domingo, 12 de dezembro de 2010

PRIMEIROS SOCORROS

Levarei aos alunos(as) dos 1º anos e 2º anos da E.E.F.M. Mons. José Gerardo Ferreira Gomes, um trabalho voltado para apresentação de seminários no mês de janeiro/2011 (4º bimestre/período). Os temas selecionados são:
1 - Afogamento
2 - Choque Elétrico
3 - Corpos Estranhos e Asfixia
4 - Enfarte e Parada Cardiorrespiratória
5 - Envenenamentos
6 - Fraturas, entorses, luxações e contusões
7 - Picada de Cobra e animais peçonhentos
8 - Queimaduras
9 - Sangramentos/Feridas
10 - Transporte de Vítimas
11 - Exposição ao calor
12 - Convulsões

Bom trabalho a todos e vamos aprender juntos!!!
Podem até perguntar o que isto tem haver com a Educação Física? 
Mas prefiro não responder e sim deixar para que reflitam sobre os temas e relacionem com a Educação Física, ou Atividades Físicas, ou ainda com exercícios físicos, lazer, passeios, dentre outras situações. Nas nossas residências (lares), junto aos vizinhos, numa estrada estadual, federal ou até mesmo nas vias públicas de nossas cidades, podemos através de alguns atos fazer diferença para salvar a vida de um SER. 


ESPORTE, MÍDIAS E NEGÓCIO - VAMOS ENTENDER?

Como proposta de trabalho, preparei para os(as) alunos(as) do ensino médio (3º ano) da E.E.F.M Mons. José Gerardo Ferreira Gomes, artigos científicos para estudos em sala de aula, sobre  temas sobre Esporte, Mídia e Negócios, com fins específicos com o fenômeno do esporte nas vidas das pessoas em modo geral. E qual a verdadeira função da mídia neste cenário, já que vivenciamos classes sociais distintas e oportunidades desiguais. 

O negócio dos Esportes - Editado por Scott R. Rosner e Kenneth L. Shorpshire (Jones and Bartlett Publishers). 

Esporte: Espetáculo da Mentira - Por Jacques Ellul

Televisão a Mediação tecnológica do esporte - 

O espetáculo midiatizado - Por Vera Regina Toledo Camargo 

Educação Física Escolar e Mídia: Reflexão na formação do receptor-sujeito - Por NeiJorge dos Santos Júnior. 

Ilusão em massa: o papel da mídia no esporte - Por Werlayne Stuart Soares Leite

Modernidade e a indústria do entretenimento: o produto esporte moderno - Por Ms Edson Hirata e Dr. Luiz Alberto Pilatti. 

O Trabalho do atleta e a produção do espetáculo esportivo. Por Profª Drª Katia Rubio 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vamos entender o LAZER como Política Pública

Isso mesmo. Os alunos do Ensino Médio, matriculados no 3º ano, turnos: manhã, tarde e noite da EEFM MONS. JOSÉ GERARDO FERREIRA GOMES, localizado no Bairro COHAB II, participarão de um Projeto da disciplina de Educação Física, no intuito de expor trabalhos em forma de Seminários e Aula de Campo sobre o tema LAZER. 
- Quais espaços são destinados ao lazer em Sobral?
- Quais são as políticas públicas destinadas ao lazer em Sobral?
- Atividade Física e Lazer: quais são as formas de lazer que pratica-se nos bairros de Sobral?
- Lazer e Qualidade de vida: Organizar e promover atividades de lazer no bairro onde a escola situa-se. 

Será que os alunos se sairão bem nesta jornada?
Aguardemos...  

E.E.F.M. MONS. JOSÉ GERARDO FERREIRA GOMES

Caros(as) alunos(as) do 2º Ano - Turnos: manhã, tarde e noite. 

Apresento-lhes a proposta de trabalho que será pesquisada, estudada e apresentada nas aulas teóricas de Educação Física, tendo como metodologia SEMINÁRIOS. 
Muita gente já ouviu falar na expressão: "é melhor prevenir do que remediar?". Com certeza sim. 
Partindo desta premissa,  nossa disciplina, Educação Física, tem o intuito de levar para os discentes conhecimentos que possam contribuir na questão da prevenção de doenças degenerativas, essas doenças podem ser evitadas ou minimizadas  por  atividades físicas regulares. O objetivo é a promoção da saúde para nossos alunos e seus familiares. 
Os grupos apresentarão os benefícios que uma atividade física regular, pode interferir positivamente em relação a cada uma das doenças indicadas abaixo. 
  • Diabetes Melitos Tipo II
  • Obesidade
  • Doenças aterosclerótica coronariana
  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Acidente Vascular encefálico
  • Doenças vascular periférica
  • Cãncer de cólon, próstata e pulmão
  • Osteoporose e Osteoartrose
  • Ansiedade e depressão 
  • Problemas posturais: cifose, lordose e escoliose. 
Ainda chamaremos atenção de risco existente quanto ao ter cuidado com  o sedentarismo.
Doenças cérebro-degenerativas como Parkison, Alzheimer e esclerose múltiplas estará nesta proposta de estudo, de informação, de busca de conhecimentos. 
Sim, temos a plena consciência que o estudo dará aos alunos e as alunas conhecimentos para lidar talvez um dia com alguma dessas situações. Como se diz, "é melhor prevenir do que remediar". 

BOM TRABALHO A TODOS NÓS. 

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO FÍSICA

Nestas curtas palavras quero exprimir algo que tenho reparado em relação ao tratamento que se dá a Educação Física Escolar. Parece-me que para os gestores escolares a Educação Física é uma disciplina que atrapalha o curso e o percurso da escola. Antes de tudo, a Educação Física Escolar é um componente curricular como outro qualquer. Tem sua carga horária, tem um currículo baseado na Cultura Corporal do Movimento e tem o profissional devidamente qualificado para ministrar essas aulas. Porque então procura-se fazer da Educação Física uma disciplina que tanto faz ter ou não na Escola? 

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Disciplina é importante para a formação dos cidadãos.

Ainda não existe uma resposta simples para isso, mas muitos pesquisadores já se debruçaram em respondê-la anteriormente. Contundo, atualmente ainda não temos uma grande quantidade de trabalhos que buscam responder a questão. Isso deve ter ocorrido pelo fato dos trabalhos anteriores, não necessariamente se concretizaram em mudanças no paradigma da Educação Física escolar.

Porém, esta questão central, qual seria o objetivo de se estudar no mínimo por 12 ou 13 anos Educação Física na educação infantil, no ensino fundamental e médio, perfazendo um total aproximado de 1.040 aulas?

Será que poderia dizer que o seu objetivo é desenvolver habilidades motoras? Mas como poderia sustentar esse objetivo, se as aulas de Educação Física duram em média 45 ou 50 minutos duas vezes por semana, e as crianças, mesmo ironicamente contra a vontade da escola, se movimentam em outros ambientes por meio de estímulos e necessidades? As crianças necessitam das aulas de Educação Física para completar o seu desenvolvimento motor? Se pesquisas mostrarem que sim, seriam apenas 100 minutos por semana suficientes?

Ou as aulas de Educação Física se justificariam pelo fato de se caracterizar como o único momento que seria permitido às crianças se movimentarem, nas cinco horas que passam confinadas dentro da escola?

Nesse sentido, o objetivo seria apenas recrear as crianças? Apenas para ocupar o tempo em atividades descontextualizadas dirigidas por adultos? Então o professor seria apenas um monitor e não um especialista na área?

Por outro lado, será que a Educação Física deveria ser responsável por selecionar atletas para abastecer o cenário olímpico nacional? E se esse é o caso, por que os esportes ensinados são apenas futsal, basquete, vôlei e handebol?

É incontestável que qualquer disciplina deva ensinar o aluno a viver em sociedade. Por isso, as ações pedagógicas devem ser voltadas para encontrar problemas para as soluções do mundo. A escola e a Educação Física devem ser vistas como uma prática primordial para o desenvolvimento do individuo num ambiente humano, cultural e social.

Sendo assim, a Educação Física só se justifica na escola se propor realizar um projeto integrado com as demais disciplinas, almejando desenvolver a consciência sobre a experiência humana e autonomia, por meio de práticas corporais.

As aulas de Educação Física não devem exclusivamente possibilitar o desenvolvimento motor, mesmo porque, não é aceitável o fato de que somente duas aulas semanais sejam suficientes para potencializar o desenvolvimento motor.

São poucas as pessoas que algum dia visitarão as quatro maiores ilhas que compõe o Japão, ou que utilizarão conscientemente um anacoluto, uma prosopopéia, ou uma oração subordinada adverbial, mas todos assistem e continuarão a assistir cada vez mais, filmes sobre futebol americano, beisebol, chorando e se emocionando com as cenas. Porém não compreendendo nada, nem de lógica do jogo, nem muito menos seu componente ideológico.

Porém, não quer dizer que a Educação Física seja mais importante que as outras disciplinas, mas mostra que ela deveria ter o mesmo grau de importância dado às outras disciplinas, já que também faz parte do processo de formação dos cidadãos.

MORERIA, Wagner Wey (org.). Educação Física: intervenção e conhecimento científico. Editora Unimep, 2004
 

Texto:Equipe Cidade do Futebol



PROJETO COPA DO MUNDO NA ESCOLA

Projeto Copa do Mundo na Escola 2010, nas esferas administrativas municipal e estadual da rede de ensino público no município de Sobral. A primeira será apresentada no dia 22/06/2010 - Escola Raimundo Pimentel Gomes - CAIC e a outra E.E.F.M. Mons. José Gerardo Ferreira Gomes no dia 01/07/2010. 
Este projeto possibilita aos alunos uma interação com todas as disciplinas do currículo e, que serão agraciados além do futebol (conhecimentos) outros relacionados a modelos políticos, econômicos, sociais, religiosos, culturais, esportivos dentre outros. 

Transformando Suor em Ouro - Bernardinho NO VOLEI E NA VIDA

Frases extraídas de seu livro:


Compreender a importância da instrução no desenvolvimento cultural e profissional.

Dedicar-se com obstinação, na busca de um objetivo.

Entender a paixão como fator essencial de motivação.

Superar as limitações pessoais pela disciplina.

Nunca esquecer que a vaidade é inimiga do espírito de equipe.

Buscar o "brilho da vitória" no olhar de seus colaboradores.

Trabalhar a perseverança, a obstinação, não desistindo nem recuando diante de obstáculos.

Desenvolver o senso de observação.

Entender que o sentido de coletividade é mais importante do que eventuais centelhas individuais.

Combater o desperdício de talento.

Falhe ao planejar e estará planejando falhar.

Monitorar constantemente sua vaidade.

Treinar ao nível extremo significa desenvolver ao máximo sua capacidade de realização.

Detectar e desenvolver talentos é uma das principais atribuições do líder.

Estudar, ler, observar, questionar constituem o processo de preparação.

Assumir o desafio de, ao encontrar um time pronto, conquistar as pessoas e fazer delas o "SEU" Time.

Lembrar-se sempre de que o talento, por si só, não basta.

Boas performances dependem de conteúdo (fruto de preparação) + entusiasmo (fruto da paixão).

Encarar os desafios como grandes oportunidades.

Não prometer o que não pode ou não pretende cumprir.

Entender a importância de todas as peças, mesmo as "consideradas" menos importantes.

Criar metas ideais.

Acreditar na força transformadora do efeito pigmalião (quanto mais o chefe mostrar que acredita no potencial de seus colaboradores e se dedicar a eles, maior será sua produtividade)

Não rotular as pessoas.

Concertrar-se no condicionamento, nos fundamentos e na união para a formação de uma equipe vitoriosa.

Trabalhar para fortalecer a parte emocional, de forma a não perder o foco na execução de uma tarefa.

Tentar entender os porquês de uma derrota, assumir suas responsabilidades e seguir em frente.

Inconformismo, insatisfação - sem isso, não se dá um passo à frente.

Não existem atalhos para o sucesso, mas o trabalho intenso é a estrada mais curta.

Errar na forma é aceitável, mas nunca na intenção.

O questionamento é uma grande fonte de crescimento, e o crescimento permanente, uma grande fonte de satisfação.

Entender a importância do trabalho em equipe (Team Work)

Incentivar lideranças.

Manter a motivação sempre elevada.

Preservar e buscar se superar constantemente.

Trabalhar o comprometimento e a cumplicidade entre as peças da "grande engrenagem".

Disciplina e Ética são hábitos que perpetuam os bons resultados.

Assumir responsabilidades e tentar extrair lições das derrotas para não repetir os erros.

O verdadeiro líder deve se manter sempre atento aos seus colaboradores.

Tentar evitar as armadilhas do sucesso.

Ter consciência coletiva exige desprendimento, solidariedade, companheirismo e espírito de equipe.

Uma equipe nem sempre é formada pelos melhores, mais capazes, mas sim pelos colaboradores certos.

Uma equipe vencedora tem sempre bons reservas.

Ter senso de urgência. (realizar cada tarefa como se fosse a mais importante. Jogar cada ponto como se fosse o decisivo.)

Entender que a condição de favoritismo atribuída a nós por outros deve servir como sinal de alerta.

Saber que as vitórias do passado só garantem uma coisa: grandes expectativas e maiores responsabilidades.

Criar zonas de desconforto para afugentar a armadilha do sucesso e testar o comprometimento dos vitoriosos.

Conscientizar-se de que o verdadeiro campeão controla a vaidade para que, como um autêntico TEAM PLAYER, eleve o nível de atuação de todos à sua volta.

Um trabalho de preparação meticuloso é o caminho mais curto para a vitória.

É importante que os "primeiros da classe" se preparem com a mesma intensidade daqueles que os perseguem, caso contrário serão alcançados e provavelmente ultrapassados.

Optar pelas pessoas certas e não pelas mais talentosas.

Focar no trabalho de equipe.

Fomentar as lideranças no grupo.

Treinamento extremo. (nada substitui o treinamento)

Buscar equilíbrio entre cobranças e condições externas.

Atenção ao sucesso e suas armadilhas.

Buscar constantemente a excelência.

Bernadinho, Técnico da Seleção Brasileira de Vôlei - Masculino Adulto.




TEM WORK

"Se não houver paixão, se não houver comprometimento, tudo o mais é inútil".

"A Expectativa gera responsabilidade, o que leva à necessidade de mais trabalho e a uma atenção ainda maior aos detalhes".

"O Sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é quase órfão".