Ainda não existe uma resposta simples para isso, mas muitos pesquisadores já se debruçaram em respondê-la anteriormente. Contundo, atualmente ainda não temos uma grande quantidade de trabalhos que buscam responder a questão. Isso deve ter ocorrido pelo fato dos trabalhos anteriores, não necessariamente se concretizaram em mudanças no paradigma da Educação Física escolar. Porém, esta questão central, qual seria o objetivo de se estudar no mínimo por 12 ou 13 anos Educação Física na educação infantil, no ensino fundamental e médio, perfazendo um total aproximado de 1.040 aulas? Será que poderia dizer que o seu objetivo é desenvolver habilidades motoras? Mas como poderia sustentar esse objetivo, se as aulas de Educação Física duram em média 45 ou 50 minutos duas vezes por semana, e as crianças, mesmo ironicamente contra a vontade da escola, se movimentam em outros ambientes por meio de estímulos e necessidades? As crianças necessitam das aulas de Educação Física para completar o seu desenvolvimento motor? Se pesquisas mostrarem que sim, seriam apenas 100 minutos por semana suficientes? Ou as aulas de Educação Física se justificariam pelo fato de se caracterizar como o único momento que seria permitido às crianças se movimentarem, nas cinco horas que passam confinadas dentro da escola? Nesse sentido, o objetivo seria apenas recrear as crianças? Apenas para ocupar o tempo em atividades descontextualizadas dirigidas por adultos? Então o professor seria apenas um monitor e não um especialista na área? Por outro lado, será que a Educação Física deveria ser responsável por selecionar atletas para abastecer o cenário olímpico nacional? E se esse é o caso, por que os esportes ensinados são apenas futsal, basquete, vôlei e handebol? É incontestável que qualquer disciplina deva ensinar o aluno a viver Sendo assim, a Educação Física só se justifica na escola se propor realizar um projeto integrado com as demais disciplinas, almejando desenvolver a consciência sobre a experiência humana e autonomia, por meio de práticas corporais. As aulas de Educação Física não devem exclusivamente possibilitar o desenvolvimento motor, mesmo porque, não é aceitável o fato de que somente duas aulas semanais sejam suficientes para potencializar o desenvolvimento motor. São poucas as pessoas que algum dia visitarão as quatro maiores ilhas que compõe o Japão, ou que utilizarão conscientemente um anacoluto, uma prosopopéia, ou uma oração subordinada adverbial, mas todos assistem e continuarão a assistir cada vez mais, filmes sobre futebol americano, beisebol, chorando e se emocionando com as cenas. Porém não compreendendo nada, nem de lógica do jogo, nem muito menos seu componente ideológico. Porém, não quer dizer que a Educação Física seja mais importante que as outras disciplinas, mas mostra que ela deveria ter o mesmo grau de importância dado às outras disciplinas, já que também faz parte do processo de formação dos cidadãos. MORERIA, Wagner Wey (org.). Educação Física: intervenção e conhecimento científico. Editora Unimep, 2004 |
Formado em Educação Física pela Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho em 1982, especialista em Gestão Escolar pela Univeridade Estadual Vale do Acaraú - Uva em 1997 e especialização em Informática Educativa pela Universidade Estadual do Ceará - UECE 2001. Possuo vários cursos na área de gestão escolar, informática educativa e de educação física. Conselho Regional de Educação Física 5ª Região. Registro n.º 006488-G/CE
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Disciplina é importante para a formação dos cidadãos.
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PESSOAS DESAPARECIDAS
Transformando Suor em Ouro - Bernardinho NO VOLEI E NA VIDA
Frases extraídas de seu livro:
Compreender a importância da instrução no desenvolvimento cultural e profissional.
Dedicar-se com obstinação, na busca de um objetivo.
Entender a paixão como fator essencial de motivação.
Superar as limitações pessoais pela disciplina.
Nunca esquecer que a vaidade é inimiga do espírito de equipe.
Buscar o "brilho da vitória" no olhar de seus colaboradores.
Trabalhar a perseverança, a obstinação, não desistindo nem recuando diante de obstáculos.
Desenvolver o senso de observação.
Entender que o sentido de coletividade é mais importante do que eventuais centelhas individuais.
Combater o desperdício de talento.
Falhe ao planejar e estará planejando falhar.
Monitorar constantemente sua vaidade.
Treinar ao nível extremo significa desenvolver ao máximo sua capacidade de realização.
Detectar e desenvolver talentos é uma das principais atribuições do líder.
Estudar, ler, observar, questionar constituem o processo de preparação.
Assumir o desafio de, ao encontrar um time pronto, conquistar as pessoas e fazer delas o "SEU" Time.
Lembrar-se sempre de que o talento, por si só, não basta.
Boas performances dependem de conteúdo (fruto de preparação) + entusiasmo (fruto da paixão).
Encarar os desafios como grandes oportunidades.
Não prometer o que não pode ou não pretende cumprir.
Entender a importância de todas as peças, mesmo as "consideradas" menos importantes.
Criar metas ideais.
Acreditar na força transformadora do efeito pigmalião (quanto mais o chefe mostrar que acredita no potencial de seus colaboradores e se dedicar a eles, maior será sua produtividade)
Não rotular as pessoas.
Concertrar-se no condicionamento, nos fundamentos e na união para a formação de uma equipe vitoriosa.
Trabalhar para fortalecer a parte emocional, de forma a não perder o foco na execução de uma tarefa.
Tentar entender os porquês de uma derrota, assumir suas responsabilidades e seguir em frente.
Inconformismo, insatisfação - sem isso, não se dá um passo à frente.
Não existem atalhos para o sucesso, mas o trabalho intenso é a estrada mais curta.
Errar na forma é aceitável, mas nunca na intenção.
O questionamento é uma grande fonte de crescimento, e o crescimento permanente, uma grande fonte de satisfação.
Entender a importância do trabalho em equipe (Team Work)
Incentivar lideranças.
Manter a motivação sempre elevada.
Preservar e buscar se superar constantemente.
Trabalhar o comprometimento e a cumplicidade entre as peças da "grande engrenagem".
Disciplina e Ética são hábitos que perpetuam os bons resultados.
Assumir responsabilidades e tentar extrair lições das derrotas para não repetir os erros.
O verdadeiro líder deve se manter sempre atento aos seus colaboradores.
Tentar evitar as armadilhas do sucesso.
Ter consciência coletiva exige desprendimento, solidariedade, companheirismo e espírito de equipe.
Uma equipe nem sempre é formada pelos melhores, mais capazes, mas sim pelos colaboradores certos.
Uma equipe vencedora tem sempre bons reservas.
Ter senso de urgência. (realizar cada tarefa como se fosse a mais importante. Jogar cada ponto como se fosse o decisivo.)
Entender que a condição de favoritismo atribuída a nós por outros deve servir como sinal de alerta.
Saber que as vitórias do passado só garantem uma coisa: grandes expectativas e maiores responsabilidades.
Criar zonas de desconforto para afugentar a armadilha do sucesso e testar o comprometimento dos vitoriosos.
Conscientizar-se de que o verdadeiro campeão controla a vaidade para que, como um autêntico TEAM PLAYER, eleve o nível de atuação de todos à sua volta.
Um trabalho de preparação meticuloso é o caminho mais curto para a vitória.
É importante que os "primeiros da classe" se preparem com a mesma intensidade daqueles que os perseguem, caso contrário serão alcançados e provavelmente ultrapassados.
Optar pelas pessoas certas e não pelas mais talentosas.
Focar no trabalho de equipe.
Fomentar as lideranças no grupo.
Treinamento extremo. (nada substitui o treinamento)
Buscar equilíbrio entre cobranças e condições externas.
Atenção ao sucesso e suas armadilhas.
Buscar constantemente a excelência.
Bernadinho, Técnico da Seleção Brasileira de Vôlei - Masculino Adulto.
TEM WORK
"Se não houver paixão, se não houver comprometimento, tudo o mais é inútil".
"A Expectativa gera responsabilidade, o que leva à necessidade de mais trabalho e a uma atenção ainda maior aos detalhes".
"O Sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é quase órfão".
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