Minha expectativa são as melhores possíveis em relação ao processo de ensino e aprendizagem na Educação Física Escolar tanto no Ensino Fundamental II como no Ensino Médio.
As surpresas que nos deparam é que são na verdade frustrante. Tenho maior paixão pelo que faço. Procuro dedicar-me para ser ou procurar ser o melhor profissional possível, contando é claro com todas as limitações possíveis e imágináveis, tanto no caráter pessoal e profissional, como também material didático e de infraestrutura para o desempenho das minhas funções docente.
Agora eu pergunto:
Será necessário o aluno ser avaliado em Educação Física na Escola Pública? Precisa fazer PROVA? Se precisa pra que?
Na verdade qual é a importância da Educação Física na Escola em termos gerais?
A Educação Física irá contribuir de que maneira na educação deste?
Quando o(a) aluno(a) não consegue obter resultados mínimos satisfatórios nesta disciplina, qual é o verdadeiro encaminhamento que se deve dar?
Poderia até citar algumas situações em que não vejo nenhuma possibilidade do aluno ser aprovado, mas, o sistema faz com que estejamos transformando alunos(as) em analfabetos funcionais. Passar o aluno sem que tenha condições para tal é um fator complicador para o futuro.
Não trato aqui de castigo não! Em hipótese alguma. Lembro-me muito bem quando li o livro de Luckesi, onde diz que "não devemos avaliar pelo castigo", apesar que muito ainda se faz.
Poxa estou triste, frustrado, indignado...qual deve ser o perfil exato de um "professor"?
Será que só Português e Matemática é importante?
Porque não se dá o valor devido à Educação Física?
Trabalhamos com responsabilidade e ainda com uma única matrícula pro Corpo e a Mente.
Acho muito oportuno e correto trabalaharmos a parte teórica na Educação Física, mas esta não pode prevalecer em relação à outra. E o pior é que está prevalecendo. Está sendo dado mais ênfase aos conteúdos aprendidos em sala de aula e, percebe-se muito bem na fala de muitos alunos que Educação Física não reprova. Não que eu defenda a hipótese de reprovação em Educação Física, mas hoje se faz desta disciplina uma "carta fora do baralho" do currículo escolar. Imagine só, no Ensino Médio por exemplo temos uma carga horária de no mínino 80 horas/aulas, ou seja: 80 aulas durante um ano letivo de 200 dias. A infrequência chega em muitos casos a 50%, mas a LDB hoje é clara no sentido de que o aluno tem que ter 75% da carga horária total do ano em que está matrpiculado. Imagine então quando se escuta do aluno...não fiz o trabalho porque educação física não reprova? Ou então, não fiz a prova porque sei que no final do ano o "conselho de classe" me aprova.
OLHA, SEI LÁ....que postura devo ter? Fere meus princípios, minha ideologia, minha razão, meu TEZÃO pela Educação Física. E é porque fui diretor de escola, mas não aceito em hipótese alguma este tipo de paternalismo que se emprega nas escolas públicas.
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