quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR e AVALIAÇÃO!

Olá Pessoal!

Como você faz?

Como você deve trabalhar a disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio? 
Sabemos que são duas aulas semanais. Uma delas, aula teórica e a outra aula prática. Responda: Você consegue trabalhar na essência da palavra a teoria e a prática atribuindo o mesmo tema em todas as aulas? Pela carga horária da disciplina são 80 horas/aulas. No Ensino Fundamental em escolas municipais as aulas práticas acontecem com 100% de frequência, pois os alunos ali estão, mas garante a relação teoria/prática?. E no ensino médio, contra-turno, como isso acontece? Como podemos avaliar esses alunos? São duas notas: uma para mente e outra para o corpo? Trabalhar com a Educação Física Escolar nos traz muitas reflexões a serem discutidas. O que nossos alunos querem aprender? Isso eu falo da Teoria porque na prática sabemos muito bem qual ou quais são os interesses de nossos alunos. Quando um aluno seu não "faz nada" trabalho, atividades em classe, não estuda o conteúdo planejado, são notas ruins em avaliações escritas, etc. Qual é o seu comportamento como educador em relação a esses aspectos? Quando um aluno do ensino médio fica em recuperação final por nota, e não comparece a sua recuperação, mas passou em todas as outras disciplinas, qual deve ser nossa conduta? Saiba que, se o aluno resolver assistir apenas suas aulas teóricas são 40 horas ou 40 aulas, por outro lado as outras 40 horas ficam aonde? A Lei diz que o aluno tem que ter 75% de frequência da carga horária total. Então como proceder? Por favor não ache difícil essas questões, mas se você tiver ou puder dar as respostas para elas, por favor comente-as tá! 
Abraços

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Conheça as oportunidades e faça parte do time Rio 2016

Para se candidatar, cadastre o seu currículo para a vaga pretendida. Caso o seu perfil não se enquadre em nenhuma das posições abaixo, aguarde a divulgação de novas vagas ou clique aqui para se cadastrar em nosso banco de dados. Todas as oportunidades são divulgadas apenas no site www.rio2016.com, e os candidatos deverão passar por um processo seletivo conduzido pelo Rio 2016™.

Introdução
O Rio 2016™ elaborou a Seleção de Líderes de Competições Esportivas para escolha de profissionais qualificados a atuar de forma eventual no planejamento e operação dos requisitos técnicos dos esportes/disciplinas incluídas no Programa Esportivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™.
Os Jogos Rio 2016™ tem como um de seus pilares a transformação através do esporte, e considerando isso, um dos objetivos desse processo é o de capacitar o mercado brasileiro na gestão de competições esportivas. Dessa forma, o processo seletivo tem abrangência nacional e visa identificar um total de 52 (cinquenta e dois) profissionais de acordo com as seguintes premissas:
  • a) Cada esporte terá um profissional correspondente.
  • b) Cada esporte Olímpico, com uma versão equivalente no Paralímpico, e que seja disputado no mesmo local de competição terá apenas um profissional correspondente. Exemplo: Tiro Esportivo.
  • c) Ao total serão 33 profissionais designados para esportes, conforme demonstrado na tabela abaixo:
Bom acessem o site indicado e obtenham as informações necessárias. 

Pesquisado Por Raul Vaz da Silva Neto. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cultura Corporal - Jogos nas escolas

Quem nunca brincou na vida? Será que existe alguém nestas condições? Muito difícil, e assim iniciamos as nossas aulas de educação física no 6º e 7º anos da Escola Raimundo Pimentel Gomes - CAIC. Algumas ponderações do professor a respeito do tema e, lá estavam eles/as (alunos/alunas) em grupos pensando, idealizando os jogos para serem realizados nas aulas práticas. Ideias das mais diversas, onde procurei democraticamente, fazer com que eles elegessem um ou até dois jogos para que o grupo de alunos exercessem a função de "professor". Olha, tive muitas surpresas. Mas logicamente também, foi necessário "negociar". Tenho convicção que estou no caminho certo. Nada de levar as coisas prontas, acabadas. Os alunos e as alunas têm primeiramente que experimentar pensar. Possibilidades e oportunidades são dadas para que experimentem o gosto de cooperar  para depois competir.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Educação Física

Por Agência FAPESP

imagem de uma menina sendo avaliada antropometricamente.Quando a criança cresce e passa para o ensino médio, o nível de atividade aumenta. Alunos do ensino médio estão, em média, 20% mais ativos que estudantes do ensino fundamental, indica levantamento feito pelas secretarias da Saúde e da Educação, realizado em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).

A tendência sempre foi o inverso. Quanto mais velha a pessoa fica, menos pratica exercício físico. Essa mudança de comportamento acende um alerta. Indica que, a cada geração, o problema da falta de atividade física se agrava.

“A hipótese principal é que as crianças têm exposição maior a computador, videogame e televisão. Hoje, as crianças são hábeis com a tecnologia. Porém o custo disto é que não se exercitam adequadamente. Uma das consequências é a obesidade infantil”, disse Victor Matsudo, coordenador do Agita São Paulo, programa estadual voltado ao incentivo da prática de atividades físicas.

O programa Agita São Paulo recomenda que as crianças se movimentem em pé por cinco minutos a cada meia hora de atividade sentada.

Matsudo coordena o projeto de pesquisa Análise das Curvas de Crescimento, Desenvolvimento e Maturação de Escolares de Ilhabela, apoiado pela FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.

O levantamento foi feito com 2,5 mil escolares da 5ª e 9ª séries do ensino fundamental (ciclo II) e do 3º ano do ensino médio, em uma amostra representativa para o Estado de São Paulo.

Os jovens responderam a um questionário onde apontavam quanto gastavam de tempo com cada atividade. A recomendação internacional mínima para realizar atividade física é de 300 minutos por semana para crianças e 150 minutos para adultos.

Quanto mais tempo a criança fica sentada, maior é o seu peso corporal e índice de massa corpórea e maior é o nível de colesterol ruim e triglicérides. Em contrapartida, menor é o nível de colesterol bom e menor é o nível de potência aeróbica (capacidade do organismo em transportar oxigênio).



Esta notícia foi acessada em 07/02/2012 no sítio Agência FAPESP. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

Transformando Suor em Ouro - Bernardinho NO VOLEI E NA VIDA

Frases extraídas de seu livro:


Compreender a importância da instrução no desenvolvimento cultural e profissional.

Dedicar-se com obstinação, na busca de um objetivo.

Entender a paixão como fator essencial de motivação.

Superar as limitações pessoais pela disciplina.

Nunca esquecer que a vaidade é inimiga do espírito de equipe.

Buscar o "brilho da vitória" no olhar de seus colaboradores.

Trabalhar a perseverança, a obstinação, não desistindo nem recuando diante de obstáculos.

Desenvolver o senso de observação.

Entender que o sentido de coletividade é mais importante do que eventuais centelhas individuais.

Combater o desperdício de talento.

Falhe ao planejar e estará planejando falhar.

Monitorar constantemente sua vaidade.

Treinar ao nível extremo significa desenvolver ao máximo sua capacidade de realização.

Detectar e desenvolver talentos é uma das principais atribuições do líder.

Estudar, ler, observar, questionar constituem o processo de preparação.

Assumir o desafio de, ao encontrar um time pronto, conquistar as pessoas e fazer delas o "SEU" Time.

Lembrar-se sempre de que o talento, por si só, não basta.

Boas performances dependem de conteúdo (fruto de preparação) + entusiasmo (fruto da paixão).

Encarar os desafios como grandes oportunidades.

Não prometer o que não pode ou não pretende cumprir.

Entender a importância de todas as peças, mesmo as "consideradas" menos importantes.

Criar metas ideais.

Acreditar na força transformadora do efeito pigmalião (quanto mais o chefe mostrar que acredita no potencial de seus colaboradores e se dedicar a eles, maior será sua produtividade)

Não rotular as pessoas.

Concertrar-se no condicionamento, nos fundamentos e na união para a formação de uma equipe vitoriosa.

Trabalhar para fortalecer a parte emocional, de forma a não perder o foco na execução de uma tarefa.

Tentar entender os porquês de uma derrota, assumir suas responsabilidades e seguir em frente.

Inconformismo, insatisfação - sem isso, não se dá um passo à frente.

Não existem atalhos para o sucesso, mas o trabalho intenso é a estrada mais curta.

Errar na forma é aceitável, mas nunca na intenção.

O questionamento é uma grande fonte de crescimento, e o crescimento permanente, uma grande fonte de satisfação.

Entender a importância do trabalho em equipe (Team Work)

Incentivar lideranças.

Manter a motivação sempre elevada.

Preservar e buscar se superar constantemente.

Trabalhar o comprometimento e a cumplicidade entre as peças da "grande engrenagem".

Disciplina e Ética são hábitos que perpetuam os bons resultados.

Assumir responsabilidades e tentar extrair lições das derrotas para não repetir os erros.

O verdadeiro líder deve se manter sempre atento aos seus colaboradores.

Tentar evitar as armadilhas do sucesso.

Ter consciência coletiva exige desprendimento, solidariedade, companheirismo e espírito de equipe.

Uma equipe nem sempre é formada pelos melhores, mais capazes, mas sim pelos colaboradores certos.

Uma equipe vencedora tem sempre bons reservas.

Ter senso de urgência. (realizar cada tarefa como se fosse a mais importante. Jogar cada ponto como se fosse o decisivo.)

Entender que a condição de favoritismo atribuída a nós por outros deve servir como sinal de alerta.

Saber que as vitórias do passado só garantem uma coisa: grandes expectativas e maiores responsabilidades.

Criar zonas de desconforto para afugentar a armadilha do sucesso e testar o comprometimento dos vitoriosos.

Conscientizar-se de que o verdadeiro campeão controla a vaidade para que, como um autêntico TEAM PLAYER, eleve o nível de atuação de todos à sua volta.

Um trabalho de preparação meticuloso é o caminho mais curto para a vitória.

É importante que os "primeiros da classe" se preparem com a mesma intensidade daqueles que os perseguem, caso contrário serão alcançados e provavelmente ultrapassados.

Optar pelas pessoas certas e não pelas mais talentosas.

Focar no trabalho de equipe.

Fomentar as lideranças no grupo.

Treinamento extremo. (nada substitui o treinamento)

Buscar equilíbrio entre cobranças e condições externas.

Atenção ao sucesso e suas armadilhas.

Buscar constantemente a excelência.

Bernadinho, Técnico da Seleção Brasileira de Vôlei - Masculino Adulto.




TEM WORK

"Se não houver paixão, se não houver comprometimento, tudo o mais é inútil".

"A Expectativa gera responsabilidade, o que leva à necessidade de mais trabalho e a uma atenção ainda maior aos detalhes".

"O Sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é quase órfão".